terça-feira, 15 de setembro de 2009

Poupança com IR

Não... A poupança não vai escapar do IR!
Com a queda da Selic, a poupança virou um investimento muito bom por ser isento do IR e houve um grande fluxo de dinheiro para este tipo de investimento. Então o governo decidiu cobrar o IR também na poupança para aplicações maiores que R$50 mil, tentando isentar o pequeno investidor do IR e taxar grandes detentores de capital.



Veja à notícia da Exame.

Fonte: Portal Exame

O rendimento da aplicação em poupança acima de 50 mil reais será taxado em 22,5 por cento, segundo o projeto que o governo pretende encaminhar ao Congresso nos próximos dias, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira.

O objetivo da taxação é evitar desequilíbrios futuros no mercado, à medida que a aplicação vai se tornando mais atrativa diante do patamar mais baixo do juro no país.

Ao contrário do previsto inicialmente, a taxação será feita diretamente na fonte, e não na declaração do Imposto de Renda, segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Ele explicou que a declaração do IR só vai apurar o pagamento de pessoas que superam o valor de 50 mil reais na soma de várias cadernetas de poupança.

Para Barbosa, o novo sistema atende os principais objetivos do governo de preservar a poupança como principal instrumento de investimento da população e evitar desequilíbrios com as demais modalidades de aplicações, como os fundos de investimento.

Quando questionado por jornalistas se haveria mecanismos de estímulo para os fundos, como redução de sua taxação, Barbosa respondeu: "Sempre analisamos (os fundos), mas não há decisão de fazer isso neste momento".

Barbosa acrescentou que, se o Congresso aprovar as mudanças para a poupança ainda neste ano, a taxação só passará a incidir em fevereiro de 2010.

"Não há nenhuma necessidade de alterar aplicação agora", disse.





Agradeço as visitas!

Nenhum comentário: