sexta-feira, 1 de maio de 2009

Concordata da Chrysler

Veja detalhes do pedido de concordata da Chrysler


(Reuters) - O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira plano para a concordata da Chrysler que prevê aliança da montadora com a italiana Fiat.

Veja a seguir os detalhes do plano:

CONCORDATA
*A nova Chrysler comprará todos os ativos da antiga Chrysler em troca por pagamento de 2 bilhões de dólares a credores garantidos.
*O Tesouro dos Estados Unidos terá oito por cento de participação na nova Chrysler e o direito de nomear quatro diretores da empresa.
*Os governos do Canadá e da província de Ontario terão, juntos, dois por cento das ações da nova Chrysler.
*O governo dos EUA apoiará os esforços da Chrysler de usar o código de concordata do país para superar obrigações restantes.

ACORDO CHRYSLER-FIAT
*A aliança criará a sexta maior montadora do mundo.
*A Fiat concederá "bilhões de dólares" em tecnologia para ajudar a Chrysler a fabricar carros mais eficientes em suas fábricas nos EUA.
*A Fiat terá o direito de escolher três diretores da Chrysler. A montadora italiana pode ganhar até 15 por cento em participação adicional em três ocasiões de cinco por cento de acordo com cumprimento de metas, como a produção de um veículo com consumo eficiente de combustível em fábricas norte-americanas.

CREDORES
*Os maiores credores da Chrysler concordaram em trocar dívida de 6,9 bilhões de dólares da montadora por 2 bilhões de dólares em dinheiro.
*O sindicato de metalúrgicos United Auto Workers fez concessões sobre salários, benefícios e plano de saúde para os aposentados que ajudarão a poupar empregos e tornar a Chrysler mais competitiva.
*A alemã Daimler, uma acionista minoritária, abrirá mão de seus 19 por cento de participação na montadora e pagará 600 milhões de dólares aos fundos de pensão da Chrysler.
*A Cerberus vai desistir de toda a sua participação na Chrysler.

GOVERNO DOS EUA
*O Tesouro dos EUA emprestará até 6 bilhões de dólares à aliança Chrysler-Fiat durante o período de reestruturação.
*O governo está preparado para empresar 4,7 bilhões de dólares para a nova Chrysler na forma de um financiamento de longo prazo, sendo 2,1 bilhões de dólares com vencimento em 30 meses.

REVENDEDORES E CLIENTES
*A GMAC oferecerá financiamento aos revendedores e clientes da Chrysler, e continuará a fazê-lo após a montadora sair da concordata. O governo dos Estados Unidos oferecerá recursos que a GMAC necessita para suportar os negócios da Chrysler.
*A Chrysler honrará as garantias de veículos vendidos. O Tesouro dos EUA está disponibilizando 280 milhões de dólares para apoiar o financiamento de garantias de carros vendidos durante o período de reestruturação.

FORNECEDORES
*A Chrysler buscará permissão na primeira audiência de concordata para continuar a pagar fornecedores, e o programa de apoio aos fornecedores de autopeças do Tesouro dos EUA continuará a operar.




Obrigado pelas visitas!

Atualize-se!

Nenhum comentário: