segunda-feira, 14 de abril de 2008

Boa Tarde!

O que podemos frisar para hoje é o aquecimento do mercado automobilístico no Brasil. Esse mercado vem tendo um crescimento gigantesco impulsionado por muitos fatores, mas principalmente o aumento da disponibilidade de crédito. Houve um crescimento assombroso de 284% em 2007 e esse crescimento continua batendo novos recordes em 2008.



- O nascimento da superbolsa -

A união da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) com a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), anunciada no final de março, colocou o Brasil na briga dos grandes centros financeiros globais. A Nova Bolsa, nome provisório da empresa, deu origem à terceira maior bolsa do mundo, com valor de mercado de 20 bilhões de dólares, atrás somente da Bolsa Mercantil de Chicago (conhecida pela sigla em inglês CME) e da bolsa alemã. Separadas, a Bovespa e a BM&F corriam o sério perigo de cair na irrelevância em uma época em que tamanho e musculatura são cada vez mais uma questão de vida ou morte no mundo financeiro globalizado. Com a união, a caça virou caçadora, e o plano agora é fazer da bolsa brasileira o pólo financeiro da América Latina, o que inclui, num primeiro momento, acordos e, mais tarde, a aquisição de bolsas sul-americanas. Entusiasmadas com a liquidez do mercado nos últimos anos, algumas das maiores bolsas do mundo, como a de Chicago e a de Londres, abriram o capital e deram início a um processo de consolidação nunca antes visto -- somente nos últimos dois anos, o total de aquisições movimentou 35,7 bilhões de dólares. É justamente para esse jogo de gente grande que a Bovespa e a BM&F agora se cacifaram. "O Brasil está ampliando sua presença no mercado financeiro global, e não tenho dúvidas de que o país terá um papel cada vez mais relevante", diz David Lewis, prefeito da City, coração financeiro de Londres. "Com a fusão, a Bovespa e a BM&F ganham escala, tornam-se mais competitivas e se credenciam para ser um dos grandes mercados globais", completa Charles Carey, vice-presidente da Bolsa Mercantil de Chicago.




- 'Pão de Açúcar' pode ser 3ª maior de petróleo do mundo -

O diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou hoje que a área chamada "Pão de Açúcar", localizada na Bacia de Santos, pode acumular até cinco vezes o volume de petróleo encontrado pela Petrobras no campo de Tupi. Segundo ele, informações preliminares das empresas concessionárias que estão operando na área indicam que este volume poderia chegar até 33 bilhões de barris de óleo recuperáveis.
"Se isso for confirmado, será a maior descoberta já feita no mundo, que poderá se transformar no terceiro maior campo de produção de petróleo no mundo", disse o diretor em apresentação no 4º Seminário de Petróleo e Gás no Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).



- Gerdau anuncia oferta de ações; reserva vai até dia 23 -

A Gerdau SA fará uma emissão primária de 16.686.239 ações ordinárias (ON) e de 27.313.761 ações preferenciais (PN). Pelo valor de mercado de fechamento dos papéis na última sexta-feira na Bolsa de Valores de São Paulo, a operação soma R$ 2,49 bilhões.
A oferta poderá ser acrescida de um lote suplementar, equivalente a 15% das ações preferenciais inicialmente ofertadas, mais uma opção de lote adicional, que corresponde a 20% sobre o total inicial, sem o lote suplementar. O coordenador da operação é o Banco Itaú BBA.
Os acionistas da Gerdau têm de hoje até o próximo dia 23 para fazer a reserva de ações na emissão anunciada pela siderúrgica. Segundo aviso ao mercado publicado nesta segunda-feira nos jornais, os acionistas controladores - Metalúrgica Gerdau SA e Santa Felicidade Comércio, Importação e Exportação de Produtos Siderúrgicos Ltda - têm a intenção de exercer seu direito de prioridade na oferta.
Para aqueles que não são acionistas da Gerdau, o período de reserva vai de 22 a 23 de abril. Mas caso todos os acionistas exerçam a sua prioridade para a subscrição de ações, as ações dessa oferta poderão ser integralmente destinadas a eles. O preço da oferta será fixado no dia 24.


Esses foram alguns dos principais acontecimentos desses dias.

Agradeço a visita!

Nenhum comentário: